5 dicas para quem está à procura de um emprego apesar do Coronavírus

5 dicas para quem está à procura de um emprego apesar do Coronavírus

5 dicas para quem está à procura de um emprego apesar do Coronavírus

Para muita gente, o emprego não é uma certeza. No Brasil, uma medida provisória prevê a suspensão dos contratos de trabalho por até quatro meses e apenas alguns setores apresentam crescimento no número de vagas, como logística e saúde.

Se a crise ameaça quem está trabalhando, imagina para quem está à procura de emprego. Apesar de tudo, especialistas aconselham: este não é o momento de parar.

Confira 5 dicas que vão te ajudar durante o isolamento.

1- Cuide da sua saúde mental

Para o consultor em RH, Fábio Sartori, antes de qualquer coisa, é preciso cuidar de si mesmo. O momento não é dos melhores, mas o candidato só tem a perder se ficar pensando no problema 24 horas por dia. “É preciso focar no objetivo e procurar atividades que possam garantir um equilíbrio emocional, como exercícios, meditação ou um hobbie que a pessoa tenha”.

2- É hora de aprender

Agora é o momento de aproveitar cursos online para aprender coisas novas. Há muito conteúdo disponível e de graça. Vá à caça! O autoconhecimento também é super importante para quem participa de processos seletivos.

3- Esteja conectado

Prepare-se para participar de entrevistas online. Para isso, vale posicionar o celular ou computador e fazer alguns testes. “Veja se a conexão, microfone e iluminação estão ok e treine. Quanto mais o candidato treinar e souber falar sobre si mesmo, melhor ele irá se sair”, explica o especialista.

4. Atenção às redes sociais

Tome cuidado com o que posta nas redes sociais. Tenha certeza de que o que está lá reflete exatamente o que você pensa. O consultor também alerta sobre a principal rede utilizada pelos recrutadores. “Mantenha o LinkedIn atualizado, destaque as suas competências e peça recomendações para fortalecer o seu perfil”.

5. Faça contatos

Por último, crie ou amplie a sua rede de contatos. “Liste quais empresas você quer que olhem seu currículo e comece a conversar com os gestores”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *