Vai trabalhar Home Office? Confira algumas dicas!

Vai trabalhar Home Office? Confira algumas dicas!

Vai trabalhar Home Office? Confira algumas dicas!

Uma das recomendações do Ministério da Saúde diante da pandemia do coronavírus foi aconselhar que as empresas adotem um modelo de trabalho remoto, o chamado home office. A modalidade ainda é pouco praticada, mesmo com as mudanças na reforma trabalhista, que incluiu novas regras na CLT. Mas, tudo indica que, após o coronavírus, as relações de trabalho possam tomar um caminho diferente.

É certo que nem todo mundo consegue aderir ao home office, mas se há possibilidade, não faltam benefícios, tanto para a empresa, quanto para os funcionários. O trabalho remoto diminui gastos com energia; gera mais tempo ao colaborador, que não precisa se deslocar até a empresa; permite maior interação com a família; aumenta a produtividade, entre outros. Só que é preciso preparo para encarar a mudança. “A pessoa que já trabalha em um modelo home office, sabe que a organização é super importante. E, geralmente, a produtividade aumenta mesmo, por que o funcionário precisa entregar resultado e, não só, cumprir o horário”, explica Fábio Sartori, especialista em RH.

Para ter sucesso trabalhando à distância, Sartori ressalta que deve haver uma rotina. “Escolha um local de trabalho, tire o pijama, coloque uma roupa de trabalho e liste as tarefas do dia, por ordem de prioridade. Para quem trabalha em casa, saber gerir o tempo é um dos principais desafios”, conta. Confira as dicas:

– Organize o seu espaço

Tenha um local confortável para trabalhar. Em casa, as distrações são ainda maiores, então você precisa criar um ambiente favorável.

– Dê adeus ao pijama

Levantar, colocar uma roupa apropriada e seguir um cronograma vão te ajudar a não voltar para a cama. Parece bobagem, mas permanecer de pijama só vai incentivar a preguiça.

– Converse e negocie com a família

Antes de iniciar o trabalho, deixe claro que você não deve ser interrompido por qualquer coisa. Com a suspensão das aulas, em função do coronavírus, muitos pais terão que lidar com os filhos em casa. Converse com eles. Se forem muito pequenos, reveze os cuidados com o seu parceiro (a) ou outro familiar que esteja presente.

– Separe o seu dia em blocos de atividades

Quem trabalha home office, geralmente, pode montar a sua agenda. Mas isso não significa que você trabalhará menos. As empresas costumam delegar tarefas, que precisam ser cumpridas ao longo do dia. Anote o que tem de ser feito e eleja prazos e prioridades, dividindo o seu dia em blocos de atividades.

– Meça os seus resultados e programe o próximo dia

Saber que você atingiu a meta do dia te dará disposição e a sensação de dever cumprido. Lembre-se: é o objetivo que nos move e, para isso, precisamos planejar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *